quinta-feira, maio 03, 2018

A desumanização ou a descaracterização do indivíduo

Vivemos uma espécie de praga que tem como consequência a "morte" dos valores.
É difícil resistir a essa praga... "olho por olho e dente por dente" é sem dúvida nenhuma o caminho mais fácil, atrevo-me a dizer que é uma tentação quase irresistível... só que se cairmos nessa tentação sucumbimos à "doença" da desumanização e acontece a tal descaracterização do indivíduo...
Deparo-me com uma sociedade onde existe uma indiferença ao semelhante, uma crueldade gratuita, um egocentrismo ridículo, uma raiva por tudo... e por nada.
Confesso que estive perto de contrair essa "doença" várias vezes... e em todos esses momentos eu pratiquei o isolamento como defesa e reflexão.
Percebi finalmente que sou imune. Não me conseguem desumanizar.
À maldade a minha resposta será sempre um sorriso... e o meu sorriso é de esperança que de alguma forma seja um antídoto... uma cura. Posso não conseguir mudar o mundo, mas se conseguir mudar alguma coisa, por pouco que seja já valeu a pena.
Não quero com isto dizer que sou apologista de "dar a outra face", não... é simplesmente não atacar como resposta... parece difícil mas garanto que não é.
Desistam de tentar desumanizar-me, eu sou mais forte.
A amizade, o amor, dar sem esperar receber, o respeito pela diferença, o desapego material, a sensibilidade exacerbada... são características que farão sempre parte de mim.
Raiva é um sentimento que vou sempre contrariar... pena é um que não consigo evitar...
Obrigada e desculpa, serão palavras que direi sempre, mesmo que eu não ouça essas palavras...
Sou imune à desumanização e isso faz-me sorrir.

Sem comentários: