segunda-feira, novembro 19, 2018

20 de Novembro... Tomorrow

Amanhã... o futuro existe?
O tempo... a "prisão" do tempo em nós é muitas vezes estúpida, esquecemo-nos do mais importante e real... o presente.
Desde sempre que um dos meus motes é Carpe Diem... é bom e mau, mas é real e sempre que não falho na essência do mote, é bom.
O passado... acabou, já não existe, ficaram as experiências, as memórias (boas e más), mas acima de tudo as lições e a oportunidade de crescer com elas.
Saudade... alívio... cicatrizes... nostalgia... memórias...
Neste meu contrasenso em que defendo que o mais importante é o presente, penso ao mesmo tempo que o mais importante é o passado...
Sou o que sou porque tenho o meu passado, que já foi o meu presente e a aspiração de um futuro.

O passado às vezes é uma "prisão"... o medo de cometer os mesmos erros... o receio de confiar novamente... o pânico de sentir as mesmas dores... o passado às vezes tem o poder de paralisar.
O passado já me condicionou algumas vezes... só que quando isso acontece há sempre um momento de epifania em que desperto... e depois continuo o meu caminho... às vezes com um pânico enorme, mas continuo e aceito se cair novamente, porque sei que caio mas levanto-me sempre, mais forte e menos burra.
O passado acaricia-me também, é lá que estão os meus tios... já não estão cá, mas são o tal anjo que me guarda... a memória do colo, dos sorrisos e do amor... o verdadeiro amor, está nos meus tios... eles estão no passado, e de certa forma também estão no presente porque permacem no meu coração e no meu pensamento... porque eles são um anjo que me guarda.
O futuro... é irresponsável não pensar no futuro...é... é irresponsável...
O futuro é um projeto... o futuro é o sonho... o futuro, se existir é o resultado das escolhas do "agora"... o futuro é uma semente que plantamos com a convicção que vai crescer, mas não é garantido, mesmo que tenhamos todos os cuidados quando o plantamos... regamos e tratamos com amor...
O futuro não é garantido... o futuro pode não existir... mesmo assim, sem certezas ou garantias, é tão mas tão importante, porque se existir vai ser o presente, e a responsabilidade desse presente não garantido está no presente real... no agora...
O futuro, se existir, acaba por ser o mais importante.... é lá que podemos ser mais felizes e melhores, porque crescemos, simplesmente porque tivemos a capacidade de aprender com o passado e com o presente.
Por tudo isto... porque o passado é tão mais importante... o futuro pode ser ainda mais importante... 
Por tudo isto... o presente é o que realmente interessa... é o real... é o que existe.
Por tudo isto... Carpe Diem sempre, não esquecendo o passado, porque é o que nós somos, mas também não ignorando o futuro, que apesar de não garantido e ainda inexistente, é o que nós podemos ser... é quando temos a oportunidade e a obrigação de sermos melhores.
Carpe Diem!

Sem comentários: