quinta-feira, setembro 06, 2018

A estática dos conceitos

Existem conceitos que serão sempre estáticos, podem der intensidades diferentes ou até mesmo prazo de validade, como o amor por exemplo, quando se ama não existe o "mas" ou o "se", ama-se ponto final, com tudo de bom ou mal que possa advir desse amor, ama-se. 
O amor não é subjectivo, o amor é.
Referi-me ao amor, mas existem outros exemplos, amizade, lealdade, verdade... no fundo a existência ou não destes conceitos definem o nosso carácter.
De repente deparei-me com um conceito que sempre defendi...mas com o tempo, a idade, a evolução (ou não), deixei de o praticar, isto é, passei a praticar menos. A empatia.
A falta de empatia, através da sinceridade, crítica, opinião...enfim, no fundo através da verdade, pode baixar a auto estima, magoar e diminuir o "alvo" da falta de empatia... pois é, mas eu confesso que muitas vezes pratico a falta de empatia na minha vida. Não com o objectivo de ataque, mas sim como defesa.
Pratico a falta de empatia quando sou alvo de uma injustiça, quando estou a lidar com uma pessoa que por ser inteligente tem a obrigação de ser mais...
Sim, eu que sempre defendi a empatia, actualmente pratico a falta de empatia... e não gosto de o fazer, não me sinto melhor nem maior, pelo contrário, sinto-me dura, e se isso acontece escolho afastar-me de quem me "força" a ser menor... afinal de contas o objectivo é evoluir enquanto ser humano, não é regredir.
Por isso gosto de me rodear de quem me faz crescer...
Isto para chegar à conclusão que nem todos os conceitos são estáticos, pelo menos para mim... a empatia é um deles.

Sem comentários: